-
03nov2009
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 1
Review de Jim Cantiello sobre o preview do álbum + Vídeo
Jim Cantiello, da MTV News, postou seu review sobre as faixas.
For Your Entertainment – Adam Lambert: Os trechos de 30 segundos
Estoque água, esconda as crianças e não vá em direção à luz brilhante, porque trechos de 30 segundos dele chegaram à web. O cenário po nunca mais será o mesmo!
Ok, tem algumas hipérboles aí (culpe meu Glambert interior por isso). Antes de implorar por um fio de cabelo dele, vamos colocar jalecos futurísticos e analisar os trechos das músicas de maneira civilizada.
» “Music Again”
O álbum começa com a música que será provavelmente a minha favorita, escrita por Justin Hawkins, do The Darkness. Ela tem a harmonia de “Bohemian Rhapsody”, riffs de guitarra inspirados em AC/DC e letras poderosas que fazem com que o segundo colocado do American Idol finquer sua bandeira no solo pop. “Houveram outras Luas antes de eu conhecer você/E eu não irei a lugar algum”, ele rosna. No alvo! Bem vindo à festa, Adam. Você chegou bem na hora. (Bônus: quando o trecho termina em fade out, dá pra ouvi-lo cantando “raison d’être” (razão de ser). É meu novo ringtone.)» “For Your Entertainment”
Os sintetizadores que pulsam nesse single do Adam não são as únicas coisas latejantes. Lambert está pronto pra detonar todo o mundo. Com música, claro. (A quem eu tô enganando? ele tá cantando sobre isso). É um single moderno, que não mostra realmente suas raízes glam (mesmo que ele citasse T. Rex e Gary Glitter no programa de rádio do Ryan Seacrest), mas sem perder a viagem, é uma escolha sábia pra estourar nas rádios como primeiro single. Só espero nunca ouvir minha mãe cantando.» “Whataya Want From Me”
Pink e Max Martin escreveram esse rock um pouco mais lento com uma ótima pegada. Sabemos que Kris Allen escreveu uma canção sobre a pressão e as frustrações de ser um ganhador do Idol (veja em “Let It Rain”, no seu álbum de estréia que será lançado ainda), Lambert poderia muito bem escrever sobre algo similar. “O que você quer de mim/Apenas não desista/Estou trabalhando nisso/Por favor, não deixe levar/Eu não te decepcionarei”. Até aqui, você não nos desapontou, Adam. Continue assim.» “Strut”
Ah, a infame “Strut”. Os fãs vêm fazendo estardalhaço sobre essa música, desde que a sua descrição apareceu na Rolling Stone. A voz do Adam é acompanhada por um coro de mini-Lamberts quando ele canta sobre não querer estar só, logo antes de um solo de guitarra. Inteligente! Estou animado pra ouvir o resto da música, com a co-autoria de Kara dioGuardi, jurada do Idol.» “Soaked”
Fiquei arrepiado ao saber que Adam Lambert pegou uma composição que sobrou do Muse. Quando falei com ele no verão, o vocalista do Muse, Matt Bellamy, estava em sua mente. Mal sabíamos que eles estavam trabalhando juntos. A versão do Adam parece ser bem similar à versão demo do Muse, que os fãs da banda desencavaram recentemente, embora eu me lembre de “There Are Worse Things I Can Do” do “Grease” quando ouço o refrão. Não é necessariamente uma crítica. Rizzo rocks!» “Sure Fire Winners”
Essa é uma outra música sobre fazer amor. A produção remete a “It’s My Life”, do Bon Jovi, mas a letra tem um apelo que muitos artistas do hip hop matariam pra ter. “Ligue o interruptor e o míssil vai disparar/Procuro calor e estou cheio de desejo!”. Já tô até vendo um monte de sutiãs e vibradores sendo jogados no palco ao som dessa música. O trecho disponível é frustrante, já que é interrompido logo depois de “Todas as garotas na boate querem saber…”. Querem saber de quê??? Do sentido da vida? O que aconteceu com a música “Suburban Decay”? O que elas querem saber???» “A Loaded Smile”
Adam Lambert e Linda Perry trabalharam nessa balada mais leve, que mostra o roqueiro fazendo falsetes de outro mundo. Esse poderia ser um grande sucesso entre os fãs de Robbie Williams (já que não há nenhum nos EUA).» “If I Had You”
Aqui é onde eu começo a me preocupar. Eurodisco genérico + vocal agressivo = encheção de linguiça. Cruzo meus dedos pra que os 3:18 restantes me façam mudar de idéia (nem tudo é um mar de rosas, né?!)» “Pick U Up”
Rivers Cuomo, do Weezer, deu essa música pro Lambert porque o Weezer não quis gravar. Acho que com esse ritmo mais lento, a música tem potencial pra ter uma versão acústica ao vivo. A melodia prazeirosa é banhada em sintetizadores e percussão disco, quase um remix de uma música mais lenta.
» “Fever”
Depois de ouvir a demo da Lady Gaga dessa música, eu estava esperando que Adam fizesse algo que tivesse a vibe do Elton John nos anos 70, e injetasse um pouco de modernidade. Me decepcionei! Os vocais explodem com uma personalidade glam rock irresistível, mas a produção deixou a desejar. Mas ainda há charme suficiente pra que eu não passe pra próxima faixa sem ouvi-la.» “Sleepwalker”
Essa canção prende o Adam em uma relação disfuncional. Ele quer sair, mas não pode porque o sexo é bom. Essa pode ser a música mais ousada que Ryan Tedder já escreveu, embora seja fácil reconhecê-la como sua obra. Bateria impressionante? Checado. Um refrão ótimo? Checado. A impressão de que você já ouviu isso antes? Checado.» “Aftermath”
Esse rock bombástico tem uma mensagem boa, como se Lambert estivesse cantando pra crianças que sofrem preconceito na América. “Sempre que alguém te deixar pra baixo/Lembre-se que você não está sozinho”, ele canta. Um sentimento valioso, que espero que tenha uma boa produção. Pelo que a gente ouve hoje em dia, acho que essa música seria melhor pra trilha de fitas de auto-ajuda de 1989, apresentadas por Warrant.» “Broken Open”
Fiquei absolutamente impressionado por esse trecho. “Não quero que vá/Não quero ver você de novo lá fora, no frio”, Adam canta enquanto gotas frias caem na música. A voz de Adam, quente, vai derretendo, aos poucos o gelo que envolve o coração do amado. É o casamento perfeito entre autoria e produção, remetendo a Massive Attack e “Vespertine”, canção menosprezada de Björk.» “Time For Miracles”
Já dei meu parecer sobre essa música.No geral, estou animado quanto ao For Your Entertainment. Não é tão escancarado quanto alguns fãs devem ter esperado, mas eu ouvi diversos singles em potencial dentre essas 14 canções. É bem claro que mestres do pop e rock (Rob Cavallo, Max Martin, Linda Perry) se uniram pra trabalhar pra um único artista. Sou o único respirando aliviado?
Qual trecho é o seu favorito? Você sobreviverá até dia 23 de novembro, quando o CD For Your Entertainment sai nas lojas? Você discorda de alguma das minhas críticas? (Imagino que alguns de vocês discordem!) E você acha que a capa do álbum retrata o conteúdo dele?
Tradução: Walter Cruz Caminha
Atualização:
Ele também fez um vídeo falando por alto e brincando com as músicas.
Disse que o álbum é muito eclético e muito Adam Lambert. Ele diz que não foram todas as 14 faixas que o agradaram, pois ele ainda não entendeu esse lado Alien do Adam, mas diz que como só foi o preview, ele ainda tem esperança. Ah e ele brinca com glamberts, nome de fãs do Adam.
BOM, PELO MENOS O CARA GOSTOU DA MAIORIA DAS MÚSICAS, O QUE JÁ É ALGUMA COISA,SE BEM QUE EU ACHO UM POUCO ESTRANHO ANALIZAR MÚSICAS DE 3, 4, 5 MINUTOS OUVINDO APENAS UNS 25 OU 30 SEGUNDOS DELAS, SIM PORQUE NORMALMENTE É BEM NESSE PONTO QUE A MÚSICA ”ESQUENTA” DIGAMOS ASSIM…. E NO CASO DO ADAM, A INTERPRESTAÇÃO DELE ERA ESCALANTE ( NOSSA! ESSE TERMO EXISTE? …EEHEHE ) ANYWAY… ELE COMEÇAVA MANSINHO E DEPOIS EXPLODIA.
NÃO TEM JEITO, VAMOS TER QUE ESPERAR PELO CD PRA OUVIR AS MÚSICAS POR INTEIRO. 😉 CHEGA DIA 23….
AI..AI…
PS> HOJE É A ESTRÉIA DE GLEE, NÃO VÃO PERDER.FOX CHANNEL, 22:00HS OK?
BJS