The Sun: Quem é Adam Lambert? Vice-campeão do American Idol, cantor do Queen e ativista LGBT

Quem é Adam Lambert? Vice-campeão do American Idol, cantor do Queen e ativista LGBT

O cantor superstar é um dos vocalistas mais celebrados da indústria da música – aqui está o que você precisa saber

por David Hughes e Joanne Kavanagh

Com milhões de vendas de álbuns em seu nome e uma voz invejada pela indústria, Adam Lambert é um dos maiores talentos musicais do planeta.

O ex-vice-campeão do American Idol estará em turnê novamente em breve com o lendário Queen. Mas o que sabemos sobre o astro superstar?

Quem é Adam Lambert?

Adam nasceu em Indianápolis, Indiana, filho de Leila, uma higienista dental, e Eber Lambert, gerente de programação de ascendência norueguesa.

O homem de 36 anos foi criado como judeu, a religião de sua mãe, e tem um irmão mais novo chamado Neil – a família se mudou para San Diego, Califórnia, pouco depois de ele nascer.

Ele mostrou sinais precoces de ser destinado a uma vida de estrelato, estrelando em produções profissionais locais de Grease, Peter Pan e Hello Dolly, enquanto ainda no ensino médio.

Adam permaneceu apenas cinco semanas depois de se matricular na California State University, antes de se mudar para Los Angeles para seguir uma carreira na indústria do entretenimento.

Como Adam Lambert conseguiu sua grande chance?

Adam passou vários anos lutando por sua grande chance, liderando uma banda de rock independente, The Citizen Vein, enquanto se apresentava em produções de teatro musical.

Ele foi um substituto para o papel de Fiyero no musical de sucesso “Wicked”, e excursionou como um membro do grupo com o show de 2005 a 2008.

Sua grande chance veio quando ele fez o teste para a oitava temporada do American Idol em 2009, encantando os jurados com performances das faixas clássicas “Rock With You” e “Bohemian Rhapsody” do Queen.

Simon Cowell se mostrou logo um fã, ovacionando Adam de pé por uma performance comovente de Tears and Fears e o hit “Mad World” de Gary Jules – a única vez que o notório exigente jurado se utilizou de tal elogio no show.

Adam terminou como vice-campeão após o cantor Kris Allen, e depois ficou em quinto lugar na lista dos 120 melhores concorrentes da história do American Idol.

O que Adam disse sobre sua sexualidade?

Em Abril de 2018, Adam disse à Wonderland Magazine: “Eu sou gay e assumido desde que eu tinha 18 anos e não estava no armário no programa (American Idol) ou perto de ninguém. Percebi que todos queriam que eu saísse do armário, mas eu já estava fora! Sempre estive. Nunca foi falado porque não tinha nada a ver com o que eu estava fazendo no palco. Não é como se fosse uma grande surpresa com minhas roupas, minha aparência ou minhas escolhas de músicas, sabe?”

Falando no Mosaic LGBT Youth Center, em Londres, em Maio de 2018, ele falou sobre “se assumir”, ele disse: “Eu acho que a melhor maneira é começar a se comunicar, falar sobre como isso faz você se sentir. Quando você compartilha como você está se sentindo com outra pessoa, parece sempre funcionar melhor e se conectar mais profundamente naquele momento.”

Ele apareceu em campanhas com o objetivo de combater o bullying contra jovens gays, e lançou singles de caridade para arrecadar dinheiro para a prevenção de suicídios entre os jovens LGBT.

O trabalho de caridade de Adam e seu trabalho promovendo a igualdade na indústria o levou a ser premiado como o “Ícone de Música” no 2015 LGBT Awards britânico.

Ele esteve em um relacionamento com a estrela da tv finlandesa Sauli Koskinen de 2010 até 2013, mas no ano passado revelou que estava solteiro há dois anos e estava à procura de um amor.

Quão bem sucedido foi Adam Lambert como artista solo?

O American Idol levou Adam para a atenção internacional e lançou as bases para uma carreira solo que o levou a vender mais de três milhões de álbuns e cinco milhões de singles em todo o mundo.

Seus três álbuns, “For Your Entertainment” (2009), “Trespassing” (2012) e “The Original High” (2015), alcançaram os três primeiros nas paradas americanas, com “Trespassing” dando a ele seu primeiro disco número um.

O incrível comando vocal e o alcance extremo de Adam o fizeram amplamente elogiado por suas proezas vocais, e a estrela supostamente teve sua voz assegurada por US$ 48 milhões em 2012.

Ele também é conhecido por seu estilo de performance teatral e capacidade de mostrar sua individualidade com espetáculos de palco extravagantes – suas turnês foram vendidas em todo o mundo para aclamação da crítica.

Em uma entrevista em Maio de 2018 para a Revista Attitude, ele falou sobre sua música solo: “Obviamente, Queen realmente me inspirou. Eu não acho que esse álbum é específico do gênero. Eu acho que há muitas influências diferentes nele. Tem rock, tem FUNK, tem soul, discoteca, pop dos cantores e compositores dos anos 70 e alguns sabores dos anos oitenta também. Dito isso, há muitas influências modernas também, então é uma espécie de fusão.”

Como Adam Lambert e Queen se conheceram pela primeira vez?

Queen se apresentou primeiramente ao lado de Adam no American Idol, e desde 2011 as lendas do rock e o superstar têm se apresentado como Queen + Adam Lambert.

O supergrupo inicialmente fez apenas aparições ocasionais, como um show especial no MTV Europe Awards de 2011 e três datas em Londres em 2012.

No entanto, em 2014 eles embarcaram em uma bem-sucedida turnê mundial de 66 datas, e no início deste ano se apresentaram em festivais por toda a Europa e Ásia, sendo aclamados pela crítica.

O guitarrista Brian May elogiou o “incrível alcance e potência” da voz do superstar, enquanto o baterista Roger Taylor disse que ele tinha “o melhor alcance que eu já ouvi”.

Falando à Revista Wonderland Magazine, ele disse: “No início do meu trabalho com o Queen, fiquei completamente intimidado pela ideia! Eu fiquei tipo ‘O quê? Você está falando sério? Vocês realmente querem que eu faça isso?’ Fiquei intimidado pelo que os fãs diriam e provavelmente esperariam de mim. Estar na sombra de Freddie Mercury é uma espécie de alucinação, sabe? Mas ao longo dos anos, me senti confortável com o show e o conjunto de músicas.”

Em uma entrevista em Maio de 2018 à Revista Attitude, ele revelou que agora tem seu próprio estilo ao cantar com o Queen: “No começo eu tentava tocar as mesmas notas e execuções [como Freddie], então, aprendi a apenas cantar as músicas da maneira que elas funcionavam para mim e no meu estilo.”

Quando é a Turnê 2018 de Queen e Adam Lambert?

Os caras estão indo para a Alemanha e Itália em Junho, antes de aterrissar no Reino Unido no mês seguinte. As datas do Reino Unido são as seguintes:

• 01/07 – The SSE Arena, Wembley, Londres
• 02/07 – The O2 Arena, Londres
• 04/07 – The O2 Arena, Londres
• 06/07- TRNSMT Festival, Glasgow

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Tabata Martins
Fonte: The Sun

Compartilhar
Share

2 Comments

  1. mas o Adam entrou em qual faculdade na epoca hein? nunca foi mencionado o curso, tenho curiosidade

    1
  2. Ana, acho que nunca falaram o curso mesmo, ele estudou apenas por algumas semanas… mas nem precisou de faculdade para se tornar este homem mega inteligente né?

    2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *