The Sun: Ídolo do Rock – Quem é Adam Lambert? Vocalista do Queen, vice-campeão do American Idol e ativista LGBT

Ídolo do Rock – Quem é Adam Lambert? Vocalista do Queen, vice-campeão do American Idol e ativista LGBT

O famoso cantor é um dos vocalistas mais aclamados da indústria musical – aqui está o que você precisa saber

Por David Hughes

Com milhões de álbuns vendidos em seu nome e uma voz que causa inveja na indústria, Adam Lambert é um dos talentos musicais mais quentes do planeta.

O ex vice-campeão do American Idol logo vai estar em turnê novamente com a lendária banda Queen. Mas o que sabemos sobre o famoso cantor?

Quem é Adam Lambert?

Adam nasceu em Indianápolis, Indiana, filho de Leila, uma higienista dental, e Eber Lambert, um gerenciador de programas de origem norueguesa.

O cantor de 36 anos foi criado como Judeu, a religião de sua mãe, e tem um irmão mais novo chamado Neil – a família se mudou para San Diego, Califórnia pouco depois de seu nascimento.

Logo cedo ele mostrou sinais de estar destinado à vida de estrelato, estrelando em produções profissionais locais de Grease, Peter Pan e Hello Dolly! ainda no ensino médio.

Adam permaneceu apenas cinco semanas após se matricular na Universidade do Estado da Califórnia, antes de se mudar para Los Angeles para perseguir a carreira na indústria do entretenimento.

Como Adam Lambert obteve sua grande chance?

Adam passou vários anos lutando por sua grande chance, liderando uma banda de rock alternativo, The Citizen Vein, enquanto se apresentava em produções de teatro musical.

Ele foi ator substituto no papel de Fiyero no musical de sucesso Wicked, e fez turnê com o show como um membro do grupo de 2005 a 2008.

Sua grande chance veio quando ele fez audição na oitava temporada do American Idol em 2009, surpreendendo os jurados com apresentações das clássicas músicas “Rock With You” e “Bohemian Rhapsody”, do Queen.

Simon Cowell logo se mostrou um fã, aplaudindo Adam de pé em uma emocionante apresentação do sucesso de Tears For Fears e Gary Jules, “Mad World” – a única vez em que o jurado notoriamente severo fez um elogio desses no show.

Eventualmente, Adam terminou como vice-campeão, atrás do cantor Kris Allen, e depois terminou em quinto em uma lista dos 120 melhores competidores da história do American Idol.

Adam Lambert é envolvido em ativismo LGBT?

Fotos de Adam beijando outro homem vieram à tona durante sua temporada no reality show, e ele confirmou que era gay pouco depois, declarando que não tinha nada a esconder.

Em 2009, ele atraiu tanto elogios quanto controvérsia em uma apresentação no American Music Awards, onde ele beijou o seu baixista.

Falando sobre as repercussões conservadoras contra sua apresentação, Adam disse: “Artistas femininas têm feito isso há anos – indo além na questão sobre sexualidade – e no minuto em que um homem faz isso, todos surtam”.

Um dedicado ativista dos direitos sociais, ele tem sido elogiado como um modelo exemplar para a comunidade LGBT e foi honrado com o “Equality Idol Award” em 2011.

Ele apareceu em campanhas visando abordar o bullying contra jovens gays, e lançou singles de caridade para levantar dinheiro para a prevenção de suicídios entre jovens LGBT.

Os trabalhos de caridade de Adam e sua promoção da igualdade na indústria o levou a ser premiado com o “Music Icon” no British LBGT Awards de 2015.

Ele esteve em um relacionamento com uma estrela de TV, o finlandês Sauli Koskinen, de 2010 a 2013, mas no ano passado revelou que está solteiro há dois anos e estava procurando por um amor.

Quanto sucesso Adam Lambert tem obtido como um artista solo?

O American Idol impulsionou Adam à atenção internacional, e estabeleceu a base para uma carreira solo na qual ele já vendeu mais de três milhões de álbuns e cinco milhões de singles pelo mundo.

Seus três álbuns, For Your Entertainment (2009), Trespassing (2012) e The Original High (2015), alcançaram o top 3 nas paradas americanas, com Trespassing dando-lhe seu primeiro álbum número um.

O esplêndido controle e grande alcance vocal de Adam renderam-lhe elogios às suas habilidades vocais, e alega-se que a estrela assegurou sua voz por US$ 48 milhões em 2012.

Ele também é conhecido por seu estilo de performances teatrais e habilidade de mostrar sua individualidade com seus shows extravagantes no palco – suas turnês esgotaram ao redor do mundo, sob aclamadas críticas.

Como Adam Lambert e Queen se encontraram pela primeira vez?

Queen se apresentou junto a Adam no American Idol, e desde 2011 as lendas do rock e o famoso cantor tem colaborado como Queen + Adam Lambert.

O supergrupo inicialmente fez somente aparições ocasionais, como um show especial no MTV Europe Awards em 2011 e três shows em Londres em 2012.

No entanto, em 2014 eles embarcaram em uma turnê mundial de sucesso com 66 datas, e no começo deste ano se apresentaram por festivais na Europa e Ásia, sob aclamadas críticas.

O guitarrista Brian May elogiou o “incrível alcance e poder” da voz do cantor, enquanto o baterista Roger Taylor disse que ele tinha “o melhor alcance que já ouvi”.

Quando é a turnê de Queen + Adam Lambert em 2018?

Os rapazes estarão na Alemanha e Itália em Junho, antes de desembarcarem no Reino Unido no mês seguinte.

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Bruna Martins
Fonte: The Sun

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *