“Two Fux” – A volta ao Glam Rock

Imaginem Prince sem a cor roxa e sem pintar os olhos. Imaginem George Michael sem o brinquinho em forma de cruz, numa das orelhas, em épocas áureas. Imaginem Michael Jackson sem os passos da dança da lua, ou imaginem Michael cantando sem roupas estrambólicas. Imaginem Freddie Mercury sem calças colantes, ou pior, imaginem Freddie Mercury depois de ter usado aparelho nos dentes, com uma arcada dentária perfeita. Imaginem Elvis sem topete ou requebrado. Não dá, certo?

Simplesmente não dá.

Na nossa cabeça, todos eles já eram assim desde o berço.

Agora, imaginem que todas essas características, à primeira vista, pareceram muito estranhas às pessoas que estavam acostumadas ao normal.

Ao esperado. O quanto esses artistas foram criticados e chamados sabe-se lá de que. Eles ligaram? Não. Eles continuaram. Sabe por quê? Não existe genialidade no que é normal. O novo, o nunca visto, o inesperado, as invenções mais importantes da história, como o avião, a eletricidade e quando disseram que o mundo era redondo, sempre pareceram ridículas e loucas aos normais.

Agora, Glamberts, imaginem Adam Lambert como um homem normal. Não dá. Certo? Essa descrição toda, é para explicar Adam Lambert e a fase fenomenal em que ele entrou, que esperemos se prolongue para o próximo álbum.

Para entender toda essa trajetória, vejamos Adam logo após o American Idol, o Adam Lambert de “For Your Entertainment”, seu primeiro álbum.

A tour e os figurinos que ele usou, o ar de Woodstock e o Boho style, em Fantasy Springs. As penas de pavão, a maquiagem. As plataformas. Gente, esse é Adam Lambert! Apesar de me encantar com todos os álbuns que se seguiram após, eu, lá no fundo, sentia que Adam estava deixando essa essência glam para trás, para poder se encaixar na indústria musical atual. Ele vivia numa busca de identidade. Lógico, todo artista quer ser vendável, acontece que a indústria musical de hoje em dia é uma porcaria para os artistas inovadores. No fundo, todo mundo espera a novidade dentro do igual. A indústria musical de hoje é liderada em sua maioria por artistas previsíveis, maravilhosos, mas que são repetitivos.

Imaginem, hoje em dia, se surgisse um Michael Jackson. Um Prince. Um David Bowie. Como eles se sairiam na indústria musical? Que tipo de legado conseguiriam deixar? Veja bem, tem muita gente boa por aí, mas eu estou falando da realeza. Entendem?

Adam passou por uma fase ultra repressora e limitante após o FYE, porque existia uma certa credibilidade nele como novo fenômeno musical, até ele participar do American Music Awards, e beijar o baixista ao vivo. Ninguém entendeu a apresentação, a família americana tradicional não entendeu. Quiçá a brasileira, feita dos muitos machos. E a indústria musical deixou de apoiá-lo como deveria, por não considerar que o investimento nele fosse um território seguro. Imaginem, o que pode ser considerado “território seguro” num tempo onde cenas de sexo são protagonizadas por gente da moda e espalhadas via internet? Onde é “cool” tirar fotos ditas “artísticas” logo após as celebridades terem feito amor, postadas nas redes sociais? Pura hipocrisia.

Portanto, imagino o quão broxante isso deve ter sido pra ele, essa força em tentar se encaixar em alguém que não era ele. Pelo menos, não o bastante. A indústria musical e a sociedade fez Adam Lambert cortar os seus pulsos, onde corria o sangue de glitter e de repente, Adam virou um artista obediente. Não menos maravilhoso, mas…. obediente. Sabe quando mandaram o Elvis ser filmado só da cintura pra cima, nos anos 50? Ele continuou lindo e talentoso, mas… né? Elvis é “The Pelvis”.

Por isso, graças aos céus e aos Deuses do Rock’n Roll, os anjos Brian e Roger, estavam por perto. Porque os deuses do Rock’n Roll, gente, sempre deram TWO FUCKS, SENÃO THREE, para a opinião alheia. E ressurge Adam, e a proposta libertária (e porque não, libertina?) de “seja você mesmo e mande os outros se F…” ( no bom sentido). E a mensagem que ele passa através da música é: Deus, o cara lá de cima, te fez desse jeito imperfeito que é pra você, aqui na terra, ser como você é! Pra você fazer a diferença! Pra você não ligar para os estereótipos, não se prender às mesmices e falar baixinho sempre que te fizerem se sentir uma M. (Desculpem os palavrões, mas estou totalmente nessa vibe, porque palavrão é terapêutico). Tenho certeza que foi isso que Adam sentiu, ao escolher o título da música.

Portanto, não entrem em depressão porque vocês não mostram fotos paradisíacas e sorrisos de coringa no Face. Ninguém tem uma vida perfeita, aliás, a vida é drama. É 80% drama, misturado muitas vezes com tristeza e a gente tentando se adaptar aos reveses, levantar depois de ter caído, e o saldo disso tudo, pode ser a felicidade.

Por isso, como é terapêutica e original essa nova música do Adam, “Two Fux”, onde ele retorna às suas raízes glams, e nos faz sonhar de novo com glitter, maquiagem, unhas pintadas. Woodstock 2017. Quem sabe em algum momento, surja uma “tongue diving” em algum show futuro? Porque gente. Adam está a encarnação de David Bowie, em “Life In Mars”, Prince, em “Kiss”, oh babe: “you don’t have to be beautiful, to turn me on, just move your body to dust until dawn” e George Michael em “Freedom” ou “Outside”. Adam é de novo o “20th Century Boy”, do filme “Velvet Goldmine”. Adam é o Freddie Mercury 2017. E o Queen é uma banda visionária, por isso que quis Adam como seu vocalista. Por isso que o repertório do Queen é o que é! Letras fantásticas e atemporais, que não falam em clichês.

Adam voltou a ser Elvis na música “Whole Lotta Love”, do Led Zeppelin. Adam está de novo fazendo festa com os amigos na floresta, em “If I Had You”.

E pensem: se em FYE ele foi esse estouro glam porque precisava escancarar a porta do armário, e sair berrando: – Olhem para mim! Eu sou gay e sou orgulhoso! E isso não interfere na qualidade do meu trabalho! – Se em FYE houve uma expressão meio caricata em todas as faixas, esse FYE amadureceu e virou TWO FUCKS. Que parece uma música composta no Olimpo dos deuses Glams e onde a guitarra do Brian se encaixa não como se fosse sabe, o Brian dando uma mãozinha. A guitarra se encaixa como se Brian fosse o guitarrista do Adam. Lado a lado. Com todo respeito. Porque os dois são gênios musicais, no que sabem fazer de melhor.

Por isso, alguém liga se essa música não for a primeira nos charts? Se a primeira música da Billboard for DESPACITO, ou da Ariana Grande ou Bruno Mars? (Adoro os dois, aliás) mas estamos falando, dá licença? Da realeza. Da época que música era música e que voltou, Namasté, RIGHT HERE!

Por isso, TWO FUCKS para os charts e para os chatos.

Autoria do Post: Josy Loos
Texto: Mônica Smitte

Compartilhar
Share

23 Comments

  1. Se eu tirasse uma foto agora vocês me veriam chorando. Porque caramba que sensibilidade em descrever o nosso ídolo, como ele realmente é. Sinceramente só amando o Adam desse jeito para conseguir retratá-lo dessa forma comovente e verdadeira. Texto digno de uma revista. Parabéns ! O que seria de nós súditos se não tivéssemos o Adam como membro dessa realeza? ❤❤❤❤❤❤????????? E saber que isto foi escrito no Brasil. No bom sentido vocês são Phodaaaaaaas??????

    1
  2. MUUUUUUUUITO BOM! PARABÉNS MONICA.

    2
  3. Sensacional – falou o penso- parabéns Monica ❤️❤️❤️❤️❤️

    3
  4. Uau!Fiquei emocionada,que texto maravilhoso,fuck words ?Claro além de citar meus ídolos vc fala maravilhosamente bem de Adam Lambert (cara talentossisimo),que pra mim já entrou pra história do rock .E hj se vc falar da banda Queen sem dúvida não pode deixar de falar nesse fuck nome:Adam Lambert!

    4
  5. Meninas, muito obrigada pelos elogios! Na verdade, é fácil ter inspiração quando se trata de Adam. Ele evoca nossas verdades e como encarar esse assunto é de extrema importância para a autoestima e desenvolvimento pessoal! Um grande beijo a vcs

    5
  6. Belo texto, não tem como não ver nosso Adam nele. Curti! ♡
    Só vou acrescentar um outro olhar um pouquinho diferente sobre o tema que mais amamos nesta vida, Adam Lambert. *..* rs. Vai de encontro ao descrito neste texto, mas talvez de um outro ponto de vista.
    Adam com ou sem gliter, “obediente” ou não, é maravilhoso. Não enxergo um Adam menos Adam sem olhos pintados, cores extravagantes e roupas doidinhas. Já vi por diversas vezes Adam vendo fotos suas de começo de carreira e dizendo “nossa, como tive coragem de usar isto?!”, “nossa, que cabelo era este?!”, “nossa, que fase era esta pela qual eu estava passando pra usar isto?!”
    Adam é espontaneidade, é personalidade, é naturalidade, é crescimento em maturidade. Cabelo vermelho? Pq? “Pq achei que tinha tudo a ver com Queen”. Não acho que Adam perde um pouco de seu Adam quando é mais “obediente” ou “repetitivo” (aliás, quanto mais “repetição de Adam, melhor, neh não?! Rs). Pelo contrário, ele tem o dom de assumir vários Adams. Isto vemos fácil em Adam Carreira Solo x Adam com Queen. E grande parte de seu fascinante talento se dá exatamente por este dom em assumir diferentes papéis ao saber se colocar em diferentes momentos, diferentes cenários, com diferentes posturas, roupas, maquiagem, identidade, o que se encontra em pouquíssimos artistas. E sabemos, ele é irreverente (positivamente) em qualquer um destes âmbitos. E sinceramente, não tenho a certeza de que Adam se intimida tanto assim com esta pressão externa. Mas se em algum momento ele realmente se reinventou para se encaixar num “padrão” que o levaria a algum objetivo, ele sem dúvidas o fez maravilhosamente bem!
    Eu particularmente amo de paixão sua fase Original High, bem como sou louca por todos seus álbuns, caras e facetas.
    Adam é um artista de fases, mas com uma essência só, aquela que nos faz amá-lo tanto e a respeitar cada vez mais seu trabalho. Adam é completo.
    Fato é que ele é sempre impecável e como disse Marcio Guerra, “crava do começo ao fim” tudo a que se propõe a fazer.
    Adam Lambert é um Multifacetado e Único ao mesmo tempo. Ele sabe dançar conforme a música e ao mesmo tempo apresenta maestria em remar muitas vezes contra a maré, não apenas mostrando que faz a diferença sendo diferente, mas também nos encorajando a fazê-lo. Two Fux é mais uma vez a confirmação do – seja o que seu coração te mandar ser: o obediente ou o colorido – somos feitos de mudanças, o importante é não perder nossa própria essência.♡
    É lindo ler um texto de Glambert para Glambert e ver a admiração, o amor e o respeito pelo artista transbordar desta forma!
    Que venham outros textos! Obrigada, este site é 1000! ♡

    6
  7. Tabata, muito bacana seu ponto de vista! Acho válido. Opiniões, todas são bem vindas, até às contrárias. Escrevi esse ensaio relacionado ao que toca meu coração. Vc escreveu o que toca ao seu! Nunca deixei de considerá-lo maravilhoso, e acho que isso está bem claro no texto. Acompanhando a carreira dele desde a primeira apresentação no AI, pude constatar que a identidade dele se assemelha mais ao Glam Rock, mas nenhuma fase o deprecia! Enfim, se ele não levantasse tantas polêmicas, não seria ele! (;

    7
  8. Meu Deus!!! Meu nível emocional subiu muito hoje. Está fabuloso,Monica! Adam vem nos inspirando durante todo esse tempo. É inegável para qualquer Glambert, conversar com outras pessoas sobre Adam, sem comentar sobre algo que ele transformou em sua vida. Autoestima, aceitação, ensinamentos… Eu fecho os olhos e recordo cada detalhe desde o dia que o conheci. Você me fez reviver mentalmente o quanto ele me inspirou confiança e otimismo, quando eu não tinha coragem suficiente para recorrer a outra pessoa do meu ciclo social. Muito obrigada por isso! A nossa realeza está acima de todos. E ¨Two Fux¨ é a número 1 EVER!! 😉

    8
  9. Parabéns! Adorei o texto, inclusive me ajudou! Para mim, o Adam é único e TUDO! Realmente, não vejo genialidade no que é normal e, imagino que deve ser horrível tentar se encaixar em alguém ou algum padrão que não seja o seu. Também já ouvi muitas críticas sobre o trabalho que faço e até sofri em alguns momentos. Hoje em dia, aprendi a apertar a tecla “phoda-se”.
    Parabéns, mais uma vez!

    9
  10. Sim Roberia! Não deixe que ninguém diga que vc não é o suficiente. Que vc não é boa! Seus trabalhos são lindos! Esse tipo de atitude que o Adam representa, o que ultrapassa a comunidade LGBT, vai além! Fico feliz que tenha gostado e sim, chega uma fase na nossa vida que o que nos resta, é apertar a tecla do F*

    10
  11. Monica, parabéns! Excelente texto.

    Quando a gente se torna fã de Adam Lambert, uma das primeiras coisas que aprendemos é aceitar Adam exatamente do jeitinho que ele é, SEMPRE! Quanto mais verdadeiro ele é consigo, mais essa magia nos encanta.
    Você conseguiu traduzir no texto acima, todo o sentimento que temos em relação ao Adam!
    Ficou Sensacional!!!!!!!!!!!!

    11
  12. Disse tudo, Mônica. Adam sem polêmica, este sim não é o Adam. Rs.
    Mas realmente o que importa é esse toque dele em nosso coração em qualquer fase.
    Grande beijo e obrigada mais uma vez! ♡

    12
  13. caraca que texto. Que descrição perfeita do lindo e talentoso Adam.

    13
  14. Mônica minha querida amiga Glambert!
    Mais uma vez muito obrigado por mais um belíssimo ensaio para o nosso site! Vc sabe que eles enriquecem nosso trabalho!
    Desde que ouvi os “primeiros acordes” de Two Fux, mesmo sem voz, apenas os “acordes” já me encantei pela música… depois vieram 2 ou 3 snippets, e a paixão por ela foi só aumentando! Ao ouvi-la ao vivo e inteira pela primeira vez no Jimmy Kimmel Live em 22/06, e ainda com o Queen tocando pro Adam, ahhh não tinha como não se render totalmente a música! E depois a versão estúdio só veio comprovar o meu encantamento pela música! Tanto que desde então virou meu toque no celular! Ok que tem umas partes da música que são meio “uma viagem”, mas é isso mesmo, muitas vezes temos de não dar “2 fux” para algumas coisas e pessoas das nossas vidas hehe!
    Adorei, muito obrigado pelo ensaio!
    *Volte sempre” 😉

    14
  15. Não voltarei sempre, porque nunca saí, querida amiga Josy! Aqui, me sinto em casa e esse cantinho é muito especial pra mim! Confesso que não amei de cara 2 Fux. Não sei porque! Mas num dia, muito agitado, quando cheguei em casa e a casa estava totalmente vazia, revi a apresentação no Jimmy e me apaixonei. Entendi todo significado, tanto que pude transcrevê-lo pra vcs, aqui! E será sempre um enorme prazer! ✌?

    15
  16. Mônica, o “VOLTE SEMPRE” foi no sentido pra vc fazer mais ensaios lindos como este hehehe… claro que sair vc nunca sai e nem sairá, vc tem uma cadeira cativa aqui! 😉

    16
  17. Ah, nem precisa pedir! ???

    17
  18. É isso! Falou tudo! O Adam é incrível! Adam Lambert e Queen,são sensacionais juntos!

    18
  19. 19
  20. Acai Berry Select Product Overview
    Acai contains 10 times more antioxidants than red grapes – Antioxidants are very well known for boosting immune system and promoting healing the actual body.
    Sometimes when people hurt themselves, especially elderly adults, they find in which it takes incredibly long time for themselves to heal.
    Acai is able to speedup your body’s healing process through the of antioxidants to raise the overall healing process.

    Our Free Acai Berry Offer can be backed the consumer bill of rights which concentrate too much is absolutely necessary when purchasing acai nowadays.
    Now our product is offered as a acai powder or acai capsules.
    A 100% pure acai supplement, a consumer bill of rights.
    picking this Free Acai Berry Offer becoming top acai product of 2010 was an easy decision.

    acai berry select also lets you download a report called ’71 Proven Weight-loss Tips’ in addition to MP3 called ‘weight loss visualisation audio’ free of charge with your order people pills.

    This diet has gained a new twist yearly! It was actually originally written decades ago.
    acai berry health benefits have also stormed the dieting world recently and still have never made progress on our waist accounts.
    A good solid diet a person need to stick to is the one thing needed to treat obesity.

    Modern day foods are clogging inside colons of this world today and preventing the colons from functioning properly.
    Adam and Eve decided not to need a colon cleansing treatment to stay healthy.

    If happen to be really set on loosing a few extra pounds then Acai will be the best choice.
    There are people who follow this berry diet in order to stay away from the signs of aging.
    This berry diet also improves your stamina, providing program with extra energy.
    What’s more, the acai diet also goes a protracted way in improving your digestive procedure.

    If an individual still confused as to why it gets this tag, it because antioxidants are linked to positive physical condition.
    We are preached to time and again to have a diet that includes scary levels of antioxidants merely benefit us in so many ways.
    Becoming said the case, the Acai will assist you with your immune system, energy and stamina, cancer, heart disease and fat.
    As wonderful as folks other benefits are, salvaging the dependence on weight loss that will make this not surprising famous.

    Caralluma Actives – Only one be the end weight reduction supplement that’s being used by Hollywood celebrities and other famous stars.
    Caralluma Actives is taken at the herb Caralluma Fimbriata.
    This herb has been utilized by South Indian tribesmen for hundreds of years to control food desires especially during famine. Femmax funguje to

    20
  21. ?Nossa chorei ao ler esse texto, muito emocionante! Parabéns meninas vcs são maravilhosas. Muito obrigada por vcs existirem.?

    21
  22. Obrigada Danielle! Fico feliz que tenha gostado do texto ❤️

    22
  23. Owooooooo! Yeah! Sim! Que sejamos como somos e que o resto se f…..!

    23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *