Young Post: Rainha do Rock, Rei do Pop: Queen e Adam Lambert são campeões do palco

Rainha do Rock, Rei do Pop: Queen e Adam Lambert são campeões do palco

Uma das bandas de rock mais influentes está animada para sua primeira performance em Hong Kong

Existem poucas bandas de fama tão gigantesca quanto o Queen. Mesmo que você não possa nem mesmo cantarolar uma das músicas dos roqueiros britânicos, as chances são que você já ouviu falar do extravagante antigo vocalista Freddie Mercury, ou visto sua imagem icônica em sua jaqueta amarela brilhante. A morte de Mercury em 1991 poderia ter dado um fim ao Queen, mas o resto da banda tomou a decisão de continuar.

Agora, 46 anos após a sua formação, a banda está se preparando para mais um concerto, em Hong Kong na quarta-feira. Eles serão liderados por Adam Lambert, o cantor e compositor americano que chegou à fama no American Idol, quando ele audicionou com a canção mais famosa do Queen, “Bohemian Rhapsody”.

Embora ele evite fingir ser Mercury ou tentar substituí-lo, Lambert encarna tudo o que o cantor representou: um showman ousado e confiante que trata cada performance como se fosse a última, e adora um figurino deslumbrante no palco.

“Ele é um artista fantástico. Acho que ele é um dos melhores cantores do mundo, hoje. Temos muita sorte de tê-lo”, diz o baterista Roger Taylor. “Quando Freddie faleceu, Brian e eu realmente pensamos que isso era o fim do Queen. Nós realmente não esperávamos trabalhar nunca mais.”

Lambert conheceu a banda quando eles se apresentaram no show de talentos dos Estados Unidos, e sua relação cresceu a partir daí. O guitarrista Brian May e Taylor viram um grande potencial de estrela em Lambert, e sabiam que seus fãs iriam amá-lo também. Poucos anos depois de Lambert ficar em segundo lugar no concurso, ele se apresentou em um show de prêmios com o Queen.

“A resposta foi simplesmente fenomenal”, diz May. “Todo mundo disse: ‘Boy oh boy, isso funciona, por favor, façam mais disso’. Por isso, fizemos algumas coisas experimentalmente, nós não partimos para coisas enormes imediatamente, mas aconteceu. Nós não procuramos por ele, mas ele veio até nós de certa forma. Logo nos vimos tocando na frente de 400.000 pessoas.”

Embora Lambert, de 34 anos, admita que ele não descobriu o Queen até mais tarde na sua vida, ele achou fácil de se conectar com a imagem e som da banda. “Eu realmente amo toda a música do Queen”, diz Lambert. “O catálogo de músicas é tão diverso; eles cobriram tantos estilos diferentes. E é assim que deve ser o showbiz: temos de levar os espectadores em uma viagem incrível. Há músicas que são muito agressivas e pesadas; e há canções que são sensíveis e doces. Há músicas que são dramáticas. Eles têm um catálogo tão incrível.”

Toda a banda está animada para se apresentar em Hong Kong pela primeira vez. Para Taylor, isso significa uma chance para agarrar um dim sum [ver nota 1], enquanto May poder pisar em um lugar que tem sonhado em visitar a algum tempo. “Eu nunca fui a Hong Kong! É uma vergonha, pois tenho amigos lá”, diz o guitarrista envergonhado.

Bem como trazer o Queen para uma nova geração de Hongkongers [ver nota 2], e mostrar o que Lambert pode fazer, a banda está animada por ter o filho de 25 anos de idade de Taylor, Rufus Tiger, na turnê como baterista. “Meu filho virá tocar com a gente no palco em Hong Kong”, explica Taylor. “Nós temos uma batalha de bateria e é ótimo. Então, eu vou ter um modelo mais novo no palco. Eu ainda posso lhe ensinar alguns truques.”

Então, quais são os planos para depois da última data da turnê na Tailândia em 30 de Setembro? Lambert diz: “Eu realmente não sei por quanto tempo isso vai continuar. Mas não há nenhuma razão para parar!”

“Há muitas pessoas em todo o mundo, e nós amamos tocar para elas! É ótimo, muito emocional.”

NOTAS:

[1] Dim sum: são pequenas porções de delicados pasteizinhos fritos ou cozidos no vapor que surgiram há mais de mil anos na China. (Fonte)
[2] Hongkongers: são as pessoas que nasceram ou vivem em Hong Kong. (Fonte)

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Stefani Banhete
Fontes: @TALCvids e Young Post

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *