Yahoo! Celebrity: O que Adam mais admira em David Bowie

O que Adam mais admira em David Bowie

Perguntamos a Adam Lambert o que exatamente ele, um fervoroso fã do falecido David Bowie, mais ama sobre seu ídolo e esperamos uma longa resposta que resume a uma coisa: Bowie era original.

“Primeiramente, como um compositor e músico, ele era um poeta, então eu tiro meu chapéu para ele por isso.” Lambert disse ao Yahoo! Celebrity um dia depois da morte de Bowie aos 69 anos devido a um câncer. “Mas também, eu acho que os conceitos que ele se atreveu a explorar – especialmente naquele tempo, na década de 70 – eram grandes tabus, e eu acho que ele foi muito corajoso nesse sentido. Você sabe, ele realmente mudou a nossa ideia de estereótipos de gênero. Nos anos 70, ele estava fazendo um tipo muito provocativo de androginismo em seu conteúdo de imagem e canção.”

“E então entrando nos anos 80, ele meio que trouxe uma masculinidade, meio que essa imagem clássica, o que foi uma reinvenção interessante”, Lambert continua. “Ele estava explorando os dois lados disso e… de muitas maneira eu me identifico com isso. E sou inspirado por isso, porque eu acho que é bom essa mudança. É bom meio que desafiar e explorar as percepções das pessoas. Ele é um explorador. Eu acho que ele disse isso. Ele era um coletor e um explorador.”

Bowie de fato disse, “Eu sou um coletor, eu coleciono personalidades, ideias. Eu pareço desenhar várias fantasias das pessoas.” Ele disse essas palavras em 1973 quanto ele foi entrevistado por Russel Harty em uma entrevista em um programa de TV britânico.

Lambert, 33 anos, nasceu uma década depois que Bowie se tornou uma estrela, mas ele credita sua educação por sua familiaridade com todos os períodos da carreira do roqueiro mais velho.

“Ele significava muito para o meu pai, então tem essa conexão familiar para mim”, Lambert compartilha. “Meu pai [Eber Lambert] meio que cresceu ouvindo seus álbuns e eu escutava seus álbuns pela casa.”

E justamente por isso que o nativo de São Diego tem dificuldades de nomear seu favorito álbum de Bowie.

“Bem, isso é obviamente do que eu estou falando agora, com todo esse conceito de fama, androgenia e sexualidade e coisas como essa”, ele disse. “O ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars’ obviamente, era o que eu estava falando. Eu realmente amei quando ele fez o vídeo realmente poderoso de ‘Young Americans’ [em 1975], que foi um álbum que permitiu que ele de certa maneira se afastasse do que já tínhamos ouvido falar dele no passado. Ele fez meio que uma vibe Philly soul, R&B, disco funk. Eu realmente amo esse álbum. Eu acho que é muito groovy!”

Embora frequentemente Lambert às vezes apresenta o trabalho de Bowie – ele até fez um medley de Bowie no “American Idol” – ele nunca encontrou diretamente com ele.

“Infelizmente, eu nunca tive a chance de conhecê-lo”, Lambert disse. “Eu tive sorte o suficiente para ter tipo um grau de separação. Eu trabalhei com [frequentemente produtor de Bowie] Nile Rodgers. Eu tenho trabalhado com o [colaboradores de Bowie] Queen, obviamente, e eu sempre perguntei sobre histórias dele. Eu sou tão fascinado por David Bowie.”

Enquanto Lambert disse que a notícia da morte de Bowie foi chocante, ele também encontrou um lado positivo a tempo disso tudo.

“Eu tenho que dizer que a coisa boa sobre tudo isso é que ele conseguiu lançar seu último álbum e um inacreditável vídeo recentemente”, disse Lambert, se referindo ao 26º álbum, o muito elogiado “Blackstar”, que foi lançado em seu aniversário, 8 de Janeiro. “Foi uma maneira muito bonita de terminar seu tempo aqui na terra”.

Então, com Lambert aqui, fãs de música podem sempre apreciar algumas das influências de Bowie.

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Gisele Duarte
Fontes: Adam Lambert Fan club e Yahoo! Celebrity

Compartilhar
Share

One Comment

  1. Por isso que Adam é talentoso, ele cresceu ouvindo grandes artistas e seus trabalhos que ficaram pra sempre,eu amo David Bowie e fiquei arrasada com sua morte.É raro encontrar artistas talentosos,que realmente tem um dom natural ,a maioria hoje é tudo feito pra gerar dinheiro.Adam te adoro ,parabéns!!!!

    1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *