Express: Ele vai te abalar! Adam Lambert triunfa com o Queen na Wembley Arena (Londres) – 24/02


Adam Lambert segue os passos de Freddie Mercury durante a performance com a lenda do rock, Queen

Ele vai te abalar! Adam Lambert triunfa com o Queen na Wembley Arena

Faz quase 30 anos desde que o Queen fez uma performance de 20 minutos no Wembley Stadium, no Live Aid, que selou seu status de “lenda do rock”. E fazem quase 25 anos desde a morte do vocalista extravagante da banda, Freddie Mercury.

Durante o último quarto de século, o guitarrista Brian May (67), e o baterista Roger Taylor (65) mantiveram o Queen vivo – com algumas pedras no caminho. Agora, eles estão de volta no irmão mais novo do estádio, a Wembley Arena. Injustamente acusados de lucrar com o legado de Mercury enquanto John Deacon escolheu se aposentar, a dupla existiu com uma banda por um bom tempo sem um vocalista.

Tentativas de substituir o insubstituível tiveram algum sucesso – duetos com todos, desde 5ive à Robbie Williams à Jessie J, e a colaboração longa com o ex-vocalista da Free, Paul Rodgers. Todos deram um novo ar ao catálogo antigo, mas falharam em dar humor às músicas que eram muito fáceis de serem amadas.

Mas e a última colaboração do Queen com Adam Lambert, a antiga estrela do American Idol, que tinha apenas nove anos de idade quando Freddie faleceu?

Começando com “One Vision”, ele responde ao desafio de ficar no lugar de Mercury com grandes botas e uma grande performance vocal.

Lambert certamente tem a habilidade vocal e presença de palco para o trabalho, e tem muita confiança.

Flertando durante o show de duas horas ao vivo, sua energia infinita e entusiasmo pelo catálogo do Queen ficam claros. O homem que poderia ser o jovem aprendiz de Mercury está se divertindo – assim como May e Taylor, que claramente gostam da injeção de energia que Lambert traz.

O segredo do sucesso de Lambert, hoje à noite na SSE Arena, não é apenas a sua capacidade de (quase) coincidir com o alcance vocal de Mercury. Ele sabiamente pisa na tênue linha entre ser (nas palavras de May), “o cara novo”, mas mantem-se reverente ao legado do ex-vocalista. Como ele mesmo nos lembra, ele é tão fã quanto nós, e às vezes parece que ele não acredita no que está vivendo.

Durante a primeira metade do show, o revitalizado Queen animam o show com uma série de sucessos, incluindo “Fat Bottomed Girls” e “Stone Cold Crazy”. Muito rapidamente, Lambert tem a audiência na palma de sua mão, cuspindo água para o público e divertidamente perguntando à um membro do público feminino: “Eu te molhei?”

Trabalho feito, o jovem pretendente, em seguida, retira-se nos bastidores enquanto Brian May toma o centro do palco para tocar “Love Of My Life” – uma mudança de ritmo emocionante em um dueto do guitarrista com imagens de vídeo de Mercury – antes deles começarem a favorita folclórica “’39”.

Taylor, em seguida, dá um passo à frente para demonstrar algumas habilidades de percussão surpreendentes, e embarca em uma batalha de baterias com seu filho Rufus. (Embora rouco, ele também canta com grande efeito “A Kind Of Magic” e, com Lambert, a “Under Pressure”.)

Apesar de um solo de guitarra muito longo de May (qual é Bri, poderíamos ter usado esse tempo para ouvirmos outros hits), as grandes músicas continuam chegando, inclusive o deleite da multidão “Radio Ga Ga” e um perfeito “The Show Must Go On”.

A noite termina com um outro dueto com Mercury – desta vez em “Bohemian Rhapsody” – antes de um encore, com um Lambert coroado, de “Will Rock You” e “We Are The Champions”.

Se houve uma falha, é que Lambert, enquanto extremamente impressionante, não teve oportunidade suficiente para se entregar à luz e sombra que permitia Mercury de se conectar com o público. Enquanto sua voz poderosa não se cansa, há poucas demonstrações de vulnerabilidade – “Save Me” e “Who Wants To Live Forever” sendo exceções notáveis.

Lambert não se desculpa por não ser Freddie Mercury – ele está claramente ciente de que, mesmo depois de tanto tempo, a sombra do maestro bigodudo se agiganta cada vez mais.

O que pensamos da nova cara? Nós aprovamos. E ficamos com a sensação de que Freddie aprovaria também.

Autoria do Post: Elisa Ferrari
Tradução: Carol Martins C. e Elisa Ferrari
Fontes: Adam Lambert TV e Express

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *