CLiiP.net: “Do mesmo jeito que vem fácil, vai fácil. São altos e baixos: uma comparação entre as vozes de Adam Lambert e Freddie Mercury”

Muito se tem falado sobre Adam Lambert “substituir” Freddie Mercury, na banda Queen, mesmo que ele não esteja nem tentando! As emoções todas ficam à flor da pele, quando se trata de discutir sobre esse assunto. A análise a seguir, demonstra comparativamente, as semelhanças e diferenças entre os artistas, e mostra, principalmente, que Adam possui extrema compatibilidade vocal com Freddie. Leia a seguir.

Do mesmo jeito que vem fácil, vai fácil. São altos e baixos: uma comparação entre as vozes de Adam Lambert e Freddie Mercury

Agora que Adam Lambert está em turnê com a icônica banda Queen, como o seu “novo garoto” e lotando todos os lugares em que se apresenta, além de obter ótimas reviews por onde passa, a comparação entre Adam Lambert e Freddie Mercury continua. Apesar de Adam ter dito por diversas vezes às pessoas ligadas à música, repórteres, e analistas especializados que ele NÃO está tentando imitar, tomar o lugar ou copiar Freddie, o debate continua.

Vamos fazer nossa própria comparação entre os dois, primeiro apontando suas similaridades e razões pelas quais Adam, que tinha somente 9 anos quando Freddie morreu de AIDS em 1991, é uma boa substituição em se tratando de um segundo ato. Glamberts: Eu não falarei negativamente ou tomarei o nome de Adam em vão, concordemos todos (e eu sou uma glambert de nº 444, desde que Freddie e Queen completaram o primeiro ato). Freddie se foi. Queen achou que o show havia terminado até que surgiu Adam Lambert e agora: O SHOW PODE CONTINUAR!

SIMILARIDADES

Se todos vocês pudessem ler uma questão de prova escrita dessa forma: Qual cantor gay que possui esse charme exibicionista, uma voz de arrasar, e uma teatralidade mais do que glamourosa? Ele também pode vestir looks andróginos, dançar pelo palco fazendo um melodrama brega misturado com magia, usar maquiagem e roupas, com talento e estilo únicos. Ele é altamente teatral e aborda a multidão com agradáveis palhaçadas. Em quem vocês pensariam? Bem, nomes como David Bowie, Elton John, Freddie Mercury e Adam Lambert viriam certamente à mente, mas o que mais combinaria, seria Adam e Freddie, pela capacidade vocal. O uso do pretérito passado indicaria Freddie, e Adam seria melhor no quesito look andrógino (haja vista a capa do seu primeiro álbum), mas tratando-se de presente ou passado, ambos tiveram/têm todos esses requisitos em comum. Quando eu recentemente presenciei o dueto entre Adam e Freddie na turnê, através do vídeo mostrado na tela, enorme e ao vivo, olhando para a face de Adam, foi um momento no qual me faltou o ar. As suas vozes possuem uma harmonia perfeita.

DIFERENÇAS

Uma das principais diferenças entre Adam e Freddie seria seu ponto de vista a respeito da homossexualidade. Adam é o primeiro gay a se assumir publicamente perante as principais vertentes da música pop americana atual. Ele é um filantropo ativo que trabalha pela causa e recebe prêmios ao nível do GLAAD, Equality CA, Hope for LA e outras causas que envolvem a luta contra a AIDS, os direitos referentes ao casamento gay e pessoas que estejam necessitando. Devido à sua época, Freddie vivia recluso e escondia sua sexualidade do público, achando que isso pudesse envenenar as pessoas e atingir a Banda. Ele se encontrou publicamente com mulheres antes que escolhesse um homem como seu companheiro, que esteve com ele até a morte. Ele se abstinha de eventos públicos, se autossabotava mesmo quando se tratava de apoiar as causas LGBT e ajudar as pessoas que tinham contraído a doença. Ele apenas deixou um relato público sobre o que estava enfrentando, dois dias antes de sua morte por broncopneumonia, causada pela AIDS.

Freddie podia tocar piano e guitarra e Adam não. Mas, por outro lado, Freddie era um fumante, o que acabou por lesionar suas cordas vocais ao produzir os falsetes, no final da carreira, devido ao abuso do cigarro. Adam não fuma e tem sido conhecido por ter uma voz perfeitamente saudável, tanto que ele já participou ininterruptamente de 113 espetáculos sem descanso vocal. Ele não canta em falsete, pois os especialistas têm apontado que suas notas mais altas são cheias, a chamada “voz de peito” [ver nota]. Apesar de possuírem três décadas de distância entre si, suas influências musicais se sobrepõem aos mesmos períodos, Adam cita David Bowie, Aerosmith, Led Zeppelin e Queen, e Freddie daria créditos aos mesmos artistas, adicionando à lista, Michael Jackson e Mick Jagger, com quem ele chegou a se apresentar. Freddie não tinha nenhum treino musical, enquanto Adam frequentou os teatros musicais quando muito jovem, pois era uma criança inquieta e adorava representar papéis musicais no teatro, além de ter um técnico vocal.

HABILIDADES VOCAIS

Aqui realmente é o mais difícil, pois seria como comparar maçãs às laranjas. Primeiro porque Freddie Mercury teve uma longa carreira e se foi, e muito se tem falado sobre seu alcance vocal e de maneira mais assertiva. A maioria afirma que ele poderia cantar a quatro oitavas, de baixo F2 para alta F6. Ele afirma ter sido um barítono natural mas também podia cantar como tenor lírico. Sobre Adam, tem sido relatado que ele é um tenor lírico natural, mas canta um pouco abaixo de quatro oitavas, com classificações diferentes de baixo B2, B5 e C3, e a alta de B5, C6 e E2, a partir de suas performances no American Idol. Desde então, tem sido relatada uma categoria de G até E5, então não existe um consenso exato a respeito de sua voz. Mas existe nisso tudo um fato interessante, de acordo com técnicos operáticos, a voz de um tenor masculino não está totalmente madura até os 36 anos. Adam tem somente 32. Imagina-se que ele possa evoluir para um patamar de grandeza absoluto, pelo menos assim esperam seus fãs.

RESUMO

Freddie Mercury FOI um grande cantor, performer e artista e possuía um grunhido gutural profundo de rock, tons vibrantes, tenor e um alto contratenor campal e falsete. Com nenhum treinamento formal, ele podia deslizar facilmente a partir de um registro para outro. Ele realizou cerca de 700 concertos com o Queen e o concerto em 1985, “Live Aid”, foi votado como a maior performance ao vivo da história da música rock.

Adam Lambert É um grande cantor, performer e artista com uma voz de frequência perfeita e qualidade indiscutível. Uma voz treinada, cujos limites são ilimitados.

Bernard Telsey, o diretor musical de “Wicked”, de onde Adam era um membro e suplente para o personagem Fiyero, em sua fase pré-American Idol, disse que sua voz era “incrível”. Rob Cavallo, produtor musical que trabalhou com Adam, afirmou que “ele pode cantar todas as notas de uma guitarra” e que seu alcance era “ilimitado”. David Stroud um professor vocal de Los Angeles, que treinou Adam para a “Glam Nation Tour” em 2010, disse que ele pode fazer “coisas extremas com a sua voz” e o roqueiro Meatloaf colocou Adam em seu “top três” dos melhores cantores do mundo e o único do sexo masculino. Ele colocou Adam lá em cima com Aretha Franklin e Whitney Houston. Membro do Queen, o guitarrista Brian May, diz que sua sensibilidade, profundidade, maturidade e variedade impressionantes fazem o seu queixo cair. O baterista do Queen (que estava lá com Freddie) citou em 2012 que Adam possui “o melhor alcance vocal que já ouvi”. Pharrell Williams comparou a voz de Adam com uma sirene misturados a um alcance vocal ao estilo de Steve Winwood e Peter Cetera. E, claro, de acordo com mais de 5.000 membros do fã-clube de Adam, nós os Glamberts, achamos que ele é o melhor dos melhores! Então será que Adam pode dançar o fandango?

Pode apostar! Será que ele tem sapatos perfeitos o suficiente para preencher o Queen como vocalista? De seus próprios lábios: “sim – e eles são fabulosos!”

NOTA: Voz de Peito é o tipo de voz que usamos normalmente para falar. No canto, corresponde ao nosso registro grave, ou seja, é com a voz de peito que atingimos as notas mais graves da nossa extensão vocal. Os homens têm mais facilidade em cantar com a voz de peito do que as mulheres, mas ambos a têm. ((Cifras)

Fontes: Adam Lambert Fan Club, CLiiP.net e Lilybop 2012

Tradução: Mônica Smitte
Créditos da Imagem: @metalempress

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *