Review de “Better Than I Know Myself” por The Music Profhet

Se você estava esperando por algo comum e desprezível em ritmo de balada que rádios costumam tocar, você ficará desapontado. Todavia, se você estava esperando por algo um pouco além das porcarias superficiais das rádios no momento, você ficará encantadíssimo. Tudo bem, talvez “encantadíssimo” seja uma afirmação muito grande, mas considerando os singles de estreia de Adam Lambert em 2009. Isto descreve precisamente meu elevado e inspirado estado de espírito após ouvir esta faixa em particular.

Lambert está de volta com uma parte perfeita da música pop. Uma poderosa balada que plana pelos lugares certos e atinge até o local mais baixo em outros, através de uma ponte perfeita e com uma profundidade lírica para apimentar o sabor. Como muitos de vocês devem ter ouvido a respeito, Dr. Luke que produziu o single, que na verdade foi escrito há dois anos atrás. A versão demo já poderia ser encontrada na rede antes desse mês, e ficou claro o porquê de ninguém ter pego esta música. Ela não possui batidas pesadas, mergulhadas em sexualidade, ou superficialidade suficiente para vir de um destes pops pegajosos que dominam as paradas de rádio atualmente. Além do refrão ser grande demais para muitas destas vocalistas femininas da nova geração. Destacando o Adam, a maneira com que ele se saiu com esta música parece dissipar todos os problemas com a mesma, porque Lambert conseguiu transformar esta demo defeituosa em uma obra-prima.

Depois de ouvir algumas vezes, você vai começar a comparar este single com as produções de Ryan Tedder para Beyoncé (“Halo”), Kelly Clarkson (“Already Gone”), ou “Sleepwalker” do próprio Adam (um dos melhores momentos de seu álbum de estreia), e é claro o trabalho para a sua própria banda, OneRepublic, com suas batidas lentas e profundas e seus elevados refrãos. De fato, é quase uma surpresa que esta faixa não tenha sido produzida por Tedder.

Todavia, o que realmente faz de “Better Than I Know Myself” um single perfeito, é a profundidade do mesmo. Esta não é a típica balada pop que acusa: “você fez isso”, “você arruinou o nosso relacionamento”. Em vez disso, é uma espécie de confissão de Adam. A letra vem de seu próprio ponto de vista sobre ser um mau namorado, ou ser o motivo do relacionamento fracassado, além de Adam sustentar a emoção do refrão em um choro quase desesperado pelo retorno deste amor. Este é outro motivo pelo qual esta canção me lembra tanto “Sleepwalker”. É uma conexão pela qual nós fãs podemos nos aproximar de Adam, em um nível mais real. Um nível mais honesto, por assim dizer.

A este ponto, eu sinto que é injusto terminar esta crítica sem complementar a única coisa que livra esta faixa de ser mais um lixo
musical, e o transforma em um single triunfal. É o evidente e matador conjunto de contrastes de Lambert. Não é surpresa que Adam seja um bom cantor. De fato, sejamos honestos, provavelmente não há algum artista masculino vivo nos dias de hoje que possa igualar seu alcance vocal. O que é excepcional sobre esse alcance nesta faixa é o quão perfeitamente ele o atingiu. Adam alcança com facilidade as notas altas que só são encontradas em alguns momentos desta música para especificamente ilustrar uma figura emocional. Além desses poucos momentos, sua voz é muito bem mantida e controlada nos outros. Para ser bem honesto, tanto os vocais combinados com a melodia desta faixa, quanto as harmoniosas conexões entre as partes, são impecáveis.

Por fim, deixe-me apenas admitir a minha preferência por este lado de Adam. Eu acho que é um pouco mais restrito, muito menos espalhafatoso, e com um conteúdo muito forte. A única coisa que me preocupa são os elogios à parte. Isto talvez seja muito fácil de esquecer para as rádios atuais. E este é o primeiro single de um segundo e tão importante álbum.

Eu vou ser honesto e dizer que não tenho certeza que esta música será o sucesso que deve ser, porque como eu disse antes, esta música não é desprezível como as baladas que todos os consumidores atuais parecem amar tanto, e por outro lado, esta não tem muito o alcance emocional necessário para estar ao nível das baladas de cantores como Adele ou Florence Welch, que parecem ter dominado as rádios em 2011. Apesar do que foi dito, eu vou dar mais um passo adiante e dizer isto… Se Bruno Mars pode chegar ao TOP 10 com uma música como “It Will Rain”, eu acredito que “Better Than I know Myself” está apta a alcançar o mesmo. O único problema será se os ouvintes americanos poderão se desfazer das suas próprias visões ignorantes de Adam, e focar na magia deste single.

Você acha que essa música será um sucesso ?

Fontes: Adam Lambert Fan Club e The Music Prophet

Tradução: Larissa Ribeiro

Compartilhar
Share

2 Comments

  1. Acho que sou a única e me sinto mal por isso, mas não gostei da música… =(

    1
  2. A música é perfeita,tocou fundo no meu ser.

    2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *