Fifth House Sun entrevista a “legendária” Suz526

Recentemente o site da Fifth House Sun entrevistou a legendária Deusa dos Vídeos do YouTube, Suz526, onde ela revelou quais são as estratégias que ela tem usado para capturar tantas performances de Adam Lambert desde a turnê do American Idol de 2009, até agora na Glam Nation Tour. Confira aqui o canal do YouTube dela, e a seguir confira nesta ótima entrevista, alguns dos truques e equipamentos usados por ela, e como a mesma se sentiu, quando finalmente pode ficar frente a frente com seu ídolo.

Qual é a história dos seus vídeos? Você tem feito vídeos por muito tempo? Ou Adam desencadeou ou renovou seu interesse?
Adam renovou um interesse que estava dormente por algum tempo. Apesar de eu filmar os típicos ”eventos de família”, meu interesse por filmagem começou quando meus filhos eram pequenos e eu estava envolvida em videotapes (fitas de VHS!) amadores de competições de patinação em pistas de gelo locais.

Qual foi a primeira vez que você fez um vídeo de um show do Adam?
Eu fui ao primeiro show do AI em Portland, Oregon em 5 de julho de 2009. Para ver Adam. Não me ocorreu levar uma câmera de vídeo. Mais tarde, eu assisti aos vídeos de outras pessoas no YouTube. Eu me dei conta de que eu queria reviver a experiência mágica uma vez após a outra. Eu falei com meu filho a respeito e ele concordou em ir comigo à Oakland na semana seguinte e filmar.

Então, seu filho filmou seu primeiro vídeo do Adam?
Sim, ele usou uma Flip Mino. Ele me ajudou a montar um canal no YT e a carregar os vídeos.

Quanto tempo passou até você decidir que queria filmar os vídeos você mesma?
Quase imediatamente. Eu programei a semana seguinte para o Staples Center em Los Angeles. 16 de Julho de 2009. Meus primeiros vídeos! Eu filmei menos de 10 segundos antes de ser abordada pelos seguranças. Eu estava usando uma camcorder – a qual eu aprendi mais tarde ser uma negação. Então eu não consegui nada no show de Staples. Eu tentei outro show da turnê do AI, novamente com a camcorder. Consegui filmar tudo. No final do medley de Bowie, Ray confiscou meu cartão de memória de 32 giga! Lição aprendida e não será repetida! Ficou claro que filmar Adam teria que ser como uma operação secreta. Então, armada com uma Flip Mino, Eu fui a San Diego. Eu consegui filmar todo o show de 20 minutos de Adam – do começo ao fim – e postei no YouTube – tudo sozinha! Eu fiquei viciada!

Como você se sentiu?
Ser pega na minha primeira tentativa não foi nada bom. E apesar de eu ter visto o que na minha opinião foi uma das mais eletrizantes apresentações de Adam em LA, eu voltei pra casa de mãos vazias e desapontada porque eu não podia assistir novamente. Mas minha experiência de filmagem em San Diego foi bem empolgante. E eu estava aprendendo sobre carregar, baixar, editar e converter vídeos. Eu tenho que confessar que o aspecto técnico desta aventura é fascinante pra mim.

Você gostou dos seus primeiros resultados?
Na época, eu estava encantada em ter filmado o show todo sem ter ido parar na cadeia. E orgulhosa em ter meu próprio canal no YouTube. Eu estava completamente viciada em assistir as performances do Adam na Turnê do AI, no YouTube. E foi tão bom contribuir com os esforços em partilhar o talento desse jovem com o mundo. Mas eu me preocupei – ainda – com a qualidade dos vídeos. Como eu poderia/posso fazê-los melhor?

Expert em Equipamentos, que câmeras – ou outros instrumentos – você está usando agora para hardware? E o porque destas escolhas?
Eu gosto da minha Canon Powershot SX20is. Pode não ser a melhor que existe, mas pra mim funciona. Minhas câmeras de apoio são uma Lumix Z35, ou Canon Powershot 210.

Esta é a famosa Rolando? Vista na foto? que agora é seu avatar? com Adam? Onde esta foto foi tirada?
Rolando teve sua foto tirada com Adam em 15/09 no Meet & Greet de Atlanta. Adam gostou que Rolando tinha nome. Eu disse à Adam que Rolando adorava tirar fotos dele.

Como surgiu o nome Rolando?
Eu estava twittando uma noite que eu precisava dar um nome pra minha câmera. Alguém sugeriu Rolando, e quando eu olhei pra máquina, eu sabia que era a combinação perfeita!

Interessante que suas câmeras de apoio ainda são máquinas fotográficas que também fazem vídeos. Você acredita que isso ajuda a ludibriar a segurança?
Possivelmente – mas eles definitivamente vão atrás das camcorders. Eu tenho certeza de que eles sabem que vídeos estão sendo gravados – mas as camcorders são muito óbvias.

Você gosta de fotografar também?
Não realmente – meu estilo é muito amador. Existem muitos fotógrafos ótimos por aí.

Você tem ”plano de retirada” – equipamento, ou lugares alternativos, digamos – se a segurança flagrar você?
Eu rezo muito!!! Apesar de planejar, e levar câmeras extras, é sempre uma filmagem inferior. O maior problema normalmente tem sido as pessoas na minha frente. Você não pode prever quem vai sentar aonde, o quão altos eles serão, se usarão chapéus, a movimentação – não só a agitação normal que você espera, mas as saídas para comprar bebidas, ir ao banheiro, etc.

Que software de edição você gosta? Por que?
iMovie – é muito rápido e fácil.

Que tipo de computador você usa?
Em casa – um iMac. Na estrada – um MacBook Pro Laptop.

Se você pudesse ter qualquer coisa que quisesse, hardware, computador e software inteligente, o que seria?
Um Mac Pro 12-Core. Configurado com todas as facilidades e com capacidade de armazenamento máxima!!!!

Você é conhecida & reverenciada por sua velocidade. Como você consegue postar os vídeos tão rápido depois dos shows?
Não tenho nenhum truque em especial – eu sei que é importante para os fãs do Adam e eu simplesmente faço! Mantenho em mente, que quando eu não estou num show, eu também sento e espero por vídeos. Então eu sei o que é ter que esperar. Eu sou bem focada e tenho um bom computador… Viva MacIntosh! O aspecto desconhecido é sempre a velocidade da internet onde eu me hospedo.

Recentemente, você vem carregando seu próprio ponto de WiFi portátil, certo? Pelo qual todos nós agradecemos. A incerteza da internet nos hotéis fez parte da decisão de fazer isso? Ou a habilidade de carregamento em qualquer lugar e não ter que voltar para o hotel?
Um pouco dos dois, mas principalmente a velocidade da internet nos hotéis. O cartão de internet não é assim tão rápido, mas definitivamente é melhor do que em alguns hotéis. Apesar de que em um hotel (não consigo lembrar o nome) foi incrivelmente rápido. Os vídeos eram carregados mais rápido do que eu poderia fazer os filmes!

Você tem carregado vídeos dentro de carros, em mesas de bar. Pelo qual, novamente, nós te agradecemos. Como foi carregar vídeos no bar OZ em Nova Orleans rodeada por homens semi nus dançando?
Foi alucinante – Eu estava na frente do bar, olhando as pessoas indo e vindo (procurando Adam desesperadamente), homens dançando em cima do bar – uma coisa que eu nunca vou esquecer. Bons tempos!

Como você decide quais shows você irá?
Muitos fatores: compromissos no trabalho, custo da viagem – grandes cidades geralmente são mais baratas. Viabilidade de ficar com alguém – ou dividir os custos – com amigos e milhas de viagens. Mas às vezes, existem alguns shows que você acha que serão épicos e você TEM que estar lá – como o primeiro em Wilkes Barre. Eu também suspeitei que San Francisco seria muito bom. O mesmo para New Orleans. E Puyallup. É claro, vivendo em SoCal – os shows que ficavam mais perto de mim era os garantidos. Se eu pudesse ir dirigindo – eu estaria lá! Mas o mais surpreendente com relação à Adam – como você sabe – é que ele faz cada show ser único!

Como você escolhe onde sentar? Existe algum aspecto ”em comum” sobre as locações? Tipo, mais perto ”normalmente” produz melhores fotos, mais próximo ”normalmente” produz um áudio melhor? Ou cada local é completamente diferente?
Basicamente ”sorte de principiante” – ditada pelo que eu consigo no Ticketmaster. E você está certo, os locais são todos diferentes. Eu posso sentar no mesmo lugar em dois shows diferentes e os resultados podem sair totalmente diferentes. Eu só tento fazer dar certo não importando onde eu sente. É por isso que eu não filmo os shows de abertura – porque eu estou tentando organizar as coisas.

Você tem ajudantes/assistentes em cada show?
Não – Eu trabalho sozinha! Apesar de sempre ir com amigos, nós nem sempre sentamos juntos. E eles têm sido muito generosos em trocar de lugar para que eu consiga vídeos e áudios melhores. Em Puyallup, uma mulher maravilhosa, que eu nem conhecia, me deu o lugar dela, que era mais próximo e menos obstruído. Ela quis fazer isso em benefício de todos. Durante o show, eu estou completamente concentrada em seguir Adam, trabalhando ao redor da vibrante platéia, seus movimentos, puxando o foco, conseguindo a melhor qualidade. Entretanto, de volta ao hotel, é outra história! Muita diversão e conversa enquanto os vídeos carregam!

Criativamente, o que você gosta mais, filmar ou editar?
Se eu tiver controle da situação, eu diria, filmar. Mas eu não tenho o controle, então a filmagem é muito reativa. Neste ponto, eu conheço muito bem os movimentos do Adam no palco, mas o que eu não sei é o que as pessoas na minha frente vão fazer, então eu tenho que constantemente adaptar/reajustar. Apesar de que eu amo editar – é basicamente rotina para vídeos de shows. Mas quando uma idéia criativa aparece, eu posso passar horas editando!

Qual é a parte pessoalmente mais gratificante em filmar na ”Lambertaria”?
Saber que eu estou ajudando fãs que não têm a oportunidade de ”ver” Adam, através das lentes da minha câmera. Algumas das mensagens que são postadas são bastante comoventes e me tocam fundo.

Qual é a parte mais frustrante?
Chegar ao local e ver que eu tenho uma visão obstruída!

Você está considerando mais vídeos de ”histórias originais” com filmagens da GNT como as suas populares e divertidas compilações legendadas e com trilha sonora do passado. E o recente “We’ve Got Lambert” [”Nós temos Lambert”]?
Pode ser. Seguidamente me pedem pra fazer um DVD de um show específico e eu sempre digo não às pessoas. Eu quero explicar que isso me preocupa quando eu vejo outros fazendo isso. É um grande risco e tem o potencial de prejudicar a todos nós. Primeiro, eu não detenho os direitos das performances do Adam. Eu acho que a Sony tem sido muito generosa em nos permitir postar estes vídeos – definitivamente há um retorno para eles. Entretanto, os DVDs entram em outra categoria. E quando o dinheiro troca de mãos – mesmo quando não é solicitado – existe um grande risco. Eu mudei o texto na minha cópia de vídeo para dar crédito para os detentores da propriedade artística/intelectual. É a coisa certa a fazer.

Quando você descobriu Adam primeiramente?
Nos primeiros testes do American Idol. Eu assisto AI faz muito tempo, desde a segunda temporada. Nossas festividades de final de ano no trabalho sempre incluem alguma paródia do AI. Eu coordenava – e eu, divertidamente, fazia o papel de Paula. Então, eu sempre assisti ao AI para ter idéias.

Quando você passou de admiradora à fã comprometida?
Na noite em que ele ”perdeu” o Idol ? Eu fiquei furiosa! E sim, eu votei para ele repetidamente na noite anterior.

O que existe nele que inspirou o seu envolvimento?
Interesses parecidos – teatro musical, trajes, alcance de gêneros, moda. Mas talvez o que eu mais apreciei foi a gentileza dele. Eu me lembro dele sempre elogiando, dando apoio, e agradecendo aos outros – muito raro num campo tão competitivo.

Você já foi engajada dessa maneira antes como fã?
Nunca – mas também eu nunca vi um talento como este antes.

Você tem assistido Adam de perto através das lentes por um bom tempo agora, você percebeu alguma mudança?
Provavelmente nuances – ele sempre foi o artista perfeito. É difícil imaginá-lo ficando melhor, mas de algum modo ele sempre consegue fazer exatamente isso.

Qual parte do show da GNT você gosta mais de filmar?
Provavelmente Fever, IIHY e o bis. Estes parecem ser o que as pessoas querem ver primeiro. Apesar de que, a parte acústica – onde ele fica num lugar só – é mais fácil de filmar.

Existem algumas músicas que você considera mais desafiadoras de capturar do que outras?
Depende de onde eu esteja sentada. Meu lugar ideal seria a primeira fila, sem me preocupar com a segurança e sem nenhuma obstrução da visão de palco. Eu uso muito o zoom para evitar as cabeças na minha frente – mas o pessoal em casa perde o espetáculo por inteiro. Seguidamente eu tiro o foco na banda e nos dançarinos para focar no Adam. A banda e os dançarinos são mais desafiadores de filmar, mas eles são uma parte verdadeiramente integral do show.

Existe um momento em que você quer ir a um dos shows do Adam e simplesmente assistir, sem tirar fotos ou filmar?
Fazer vídeos é tão parte de mim agora, que eu provavelmente não conseguiria relaxar de outra forma. É difícil de explicar, mas quando a música começa, eu entro no clima e filmo. Normalmente eu fico com um olho no Adam (eu realmente o assisto) e outro olho olhando através do Rolando. O zoom do Rolando também serve como um par de binóculos, então eu posso ver mais de perto do que normalmente poderia.

Do catálogo inteiro dele, incluindo o Idol, quais são as suas 3 faixas favoritas de Adam Lambert, pessoalmente, e por que?
Fever – como você pode não amá-la? IIHY – certo. E WLL do Fantasy Springs – o que ele fez com aquela música naquela noite foi histórico. Eu escutei repetidamente no rádio do meu carro por dias – talvez semanas – depois daquilo.

Emo or Elvis?
Não tenho preferência – eu queria poder ter tantas opções para o meu próprio cabelo!

Se o ”gênio da câmera” presenteasse você com qualquer câmera que você desejasse para vídeos de shows, qual deveria ser? E por quê?
Bem, se não houvesse nenhum problema com a segurança e dinheiro não fosse problema, com certeza eu optaria por uma Canon H1S. Mas de JEITO NENHUM eu iria conseguir entrar com uma câmera dessas, eu seria chutada para fora na ora!

Por quanto tempo você acha que vai continuar filmando os shows do Adam?
Contanto que ainda seja divertido pra mim – uma das melhores partes de ir a tantos shows é encontrar com os amigos que eu fiz ao longo do caminho.

Você conheceu Adam recentemente, como foi essa experiência?
Inacreditável – eu estava tão despreparada para aquilo que eu realmente não tinha nada planejado pra dizer. Eu queria contar para ele mais sobre o meu comprometimento com relação à educação e a Donors Choose. Eu fiquei surpresa em ver o quão magro ele é. Quer dizer, eu o vi de perto no palco, mas vendo ele ao meu lado, ele é bem magro! Mas magro no bom sentido! Ele é lindo de tirar o fôlego, palavras não fazem justiça. E tão doce e gentil com todo mundo, como você pode imaginar. E eu sempre vou ter os meus sapatos de plataforma com a assinatura dele!!!

Existe algum aspecto do rosto e visual dele, que, de perto, te surpreendeu ou pareceu diferente depois de todo esse tempo filmando ele?
Só mais perfeito do que eu poderia ter imaginado.

Você gostaria de empunhar sua câmera e trabalhar sem restrições?
Sim, eu gostaria! Mas eles não nos deixariam!

Existe alguma coisa que você não conseguiu dizer pra ele, que você gostaria que ele soubesse e gostaria de dizer agora?
Só meu apreço por ele ser o tipo de pessoa que ele é. E o comprometimento dele com as crianças que são ”diferentes”. Eu realmente sou agradecida por ele ter escolhido a educação pública. A maioria das pessoas não faz idéia quanto do seu próprio dinheiro, os professores gastam em material para as classes. Todas as minhas doações para a Donors Choose foram direcionadas à instrumentos musicais. Meu amor pela música começou através da generosidade de outros quando eu estava na escola primária – então eu fico feliz em poder retribuir.

E aqui está a super criativa e mais recente edição do Diretor, feita por Rolando, dos pontos altos da Glam Nation.

Fontes: Adam Lambert TV e Fifth House Sun

Tradução: Glória Conde

Compartilhar
Share

2 Comments

  1. Se existe uma pessoa a se agradecer, fora o próprio Adam, é claro, é a essa mulher maravilhosa, empreendedora, corajosa e de um talento incrível para filmar e editar os shows. Não existiria a GNT com a qualidade que tivemos, sem a Suz…fora que ela é uma sortuda…ela conhece muito bem, quase que intimamente, todos os detalhes do corpo, rosto, olhos e expressões maravilhosas do Adam… (o resto a imaginação faz seu papel).WOW! Suz vc fez parte da equipe de produção do show para nós porque foi imprescindível tê-la em todos eles! Esse foi o texto que eu mandei pra ela

    1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *